PROJECTOS

desenvolvimento de projectos documentais

Atleta

Atleta é um projecto documental que se encontra ainda a decorrer e que procura retratar as atletas femininas de alta competição, numa área que ainda tem uma visibilidade maioritariamente masculina. Procura retratar a maior diversidade de modalidades desportivas e as respectivas atletas, quer individual, quer colectivamente.

Atleta reforça a necessidade que ainda existe em se discutir as questões de género, nomeadamente no que diz respeito aos programas educativos na área do desporto, no acesso às modalidades desportivas e à visibilidade na comunicação social. 

MIVD21WOW01_edited.jpg

Estamos aqui

Estamos Aqui é um projecto que foi desenvolvido no final de 2020, focado na restauração, bares, espaços culturais.

Procura retratar as pessoas que estão por detrás destes espaços e que se têm visto 'presos' no meio de tantas medidas. Ainda que necessárias, o sentimento de impotência em determinados momentos fala mais alto, pelo que se utilizou a analogia de mugshots como manifestação desse sentimento.

Painel

Suspenso

Suspenso - adjectivo: "que se interrompeu temporária ou definitivamente; adiado, cancelado".

 

A premissa é simples: três fotos que se convertem em três olhares distintos sobre as histórias pessoais dos muitos a quem a pandemia travou o curso normal da vida.

 

Suspenso é uma fotorreportagem contínua - pelo menos enquanto os efeitos da pandemia perdurarem - da autoria de Inês Ventura, que pegou na sua máquina fotográfica e foi em busca dessas histórias, para retratá-las e trazê-las até nós, contadas na primeira pessoa. Histórias distintas que se cruzam no essencial: a incerteza, o receio, o desamparo, mas sobretudo a resiliência inabalável de reinventar novas soluções para este presente que nos é ainda desconhecido.

A premissa, como dizíamos, pode ser simples, mas as conclusões são ainda difíceis de estabelecer. Há quem se sinta desamparado sobretudo por quem tinha a obrigação maior de os proteger. Há quem equacione mudanças radicais quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Existem aqueles que anteriormente já viviam numa situação fragilizada, que agora se agravou ainda mais. Cada relato é único e cada contexto permite-nos perceber melhor a realidade do outro - talvez essa seja para já a única conclusão possível: humanizarmo-nos conhecendo histórias que não são as nossas, mas que poderiam ser - porque afinal ninguém está nisto só.

Histórias completas na página do Instagram @emsuspenso.

Carolina

Mundano

"some men never

die

and some men never

live

but we're all alive tonight"

Charles Bukowski, You Get So Alone At Times That It Just Makes Sense

 

Mundano foi um trabalho desenvolvido ao longo da 11ª Edição das Narrativas Fotográficas do Intendente, orientadas pela fotógrafa Pauliana Valente Pimentel, na Cada Independente.

Diz-nos o Dicionário da Porto Editora que Mundano é um adjectivo relativo ao mundo do ponto de vista material, do profano, do temporal. O que é contrário à espiritualidade, dado aos prazeres do mundo. E é isso que este trabalho pretende retratar no Intendente, através da noite. Não procura retratar o que mais directamente nos remete para o Intendente, de (pre)conceitos e memórias antigas que não estão assim tão distantes no tempo. Mas, sim, o que passa por nós, os locais e as pessoas por onde e por quem passamos, mas não olhamos, ou olhamos e não vemos. Mas que estão lá todos os dias, sem certo nem errado, sendo apenas o que é. O mundano do dia-a-dia, o esquecido, o rejeitado, o terreno. Porque na noite ninguém vê o que está sempre lá.

Narrativas Intendente

Povo que Canta

Um povo que canta não pode morrer é uma das frases mais célebres de Michel Giacometti, etnólogo que se interessou pela música tradicional portuguesa, onde se inseriu o Cante Alentejano, género musical tradicional Alentejano que foi consagrado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.

 

"Povo que Canta" foi um projecto realizado junto de um grupo coral nonagenário, o Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento (RCEVNSB), projecto este que ainda se encontra em curso e que tem como principal objectivo documentar uma das diversas tradições orais que o povo português tem e, mais do que isso, de que forma é que essas tradições orais espelham as emoções de um povo.

 

Optou-se pela via do retrato formal dos elementos do RCEVNSB, retratos encenados, com as vestes e os ornamentos tradicionais de campo, que remonta à origem dos locais onde as modas eram cantadas: na lavoura.

RCEVNSB

Terra da Saudade

Projecto desenvolvido no âmbito de uma Residência Artística no Algarve, dirigida por Pauliana Valente Pimentel.

Terra da Saudade

All my Friends

Série de retratos feitos a amigos, enquadrados num compósito de 9 imagens.

If I could see all my friends tonight.

Piga.jpg