SUSPENSO

Suspenso - adjectivo: "que se interrompeu temporária ou definitivamente; adiado, cancelado".

 

A premissa é simples: três fotos que se convertem em três olhares distintos sobre as histórias pessoais dos muitos a quem a pandemia travou o curso normal da vida.

 

Suspenso é uma fotorreportagem contínua - pelo menos enquanto os efeitos da pandemia perdurarem - da autoria de Inês Ventura, que pegou na sua máquina fotográfica e foi em busca dessas histórias, para retratá-las e trazê-las até nós, contadas na primeira pessoa. Histórias distintas que se cruzam no essencial: a incerteza, o receio, o desamparo, mas sobretudo a resiliência inabalável de reinventar novas soluções para este presente que nos é ainda desconhecido.

A premissa, como dizíamos, pode ser simples, mas as conclusões são ainda difíceis de estabelecer. Há quem se sinta desamparado sobretudo por quem tinha a obrigação maior de os proteger. Há quem equacione mudanças radicais quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Existem aqueles que anteriormente já viviam numa situação fragilizada, que agora se agravou ainda mais. Cada relato é único e cada contexto permite-nos perceber melhor a realidade do outro - talvez essa seja para já a única conclusão possível: humanizarmo-nos conhecendo histórias que não são as nossas, mas que poderiam ser - porque afinal ninguém está nisto só.

Histórias completas na página do Instagram @emsuspenso.